MEMORIAS IMORTAIS.

“TUDO É PRECIOSO PARA AQUELE QUE FOI, POR MUITO TEMPO, PRIVADO DE TUDO.”

Friedrich Nietzsche.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Africa dos Reinos Islamizados



O SUNDIATA LEÃO DO MALI – UMA LENDA AFRICANA (WILL EISNER)


Will Eisner é um dos mais importantes nomes dos comics em todo o mundo. Conhecido por ter criado o super-herói Spirit, ele também é autor de histórias ambientadas em Nova York, cidade onde nasceu, que tematizam a solidão e a penúria da vida numa metrópole.

O cartunista adaptou uma série de obras literárias para a linguagem dos quadrinhos: o Dom Quixote, de Cervantes, em O último cavaleiro andante, o Moby Dick, de Hermann Melville, em A baleia branca, e A princesa e o sapo, dos irmãos Grimm, todos publicados pela Companhia das Letras.

Sundiata é uma tradicional história do oeste da África, transmitida oralmente por gerações e gerações desde o século XIII. Existem cerca de trinta versões para essa lenda, que descreve a luta do príncipe Sundiata e do povo de Mali contra a opressão do poderoso Sumanguru, o rei de Sasso.

Nos quadrinhos ao mesmo tempo realistas e expressionistas de Eisner, coloridos em ocre e cinza, a lenda é narrada pela Pedra Cinzenta do Mal, que conta a história da formação de Mali às margens do rio Niger e sua conquista por Sumanguru, temido por seus poderes mágicos. Depois de vencer o povo malinke, o vilão Sumanguru poupa um dos descendentes da linhagem real: Sundiata, um menino que, por ser coxo, não havia participado da batalha. Curado por um xamã, Sundiata logo transforma-se num homem e aprende os segredos da floresta, tornando-se sábio e respeitado.

Os dois oponentes, Sundiata e Sumanguru, se enfrentam numa batalha final, representada com dramaticidade pelos traços fortes de Eisner. A história da fundação de Mali, recontada pelo cartunista, é também uma fábula sobre a vitória da sabedoria e da sinceridade sobre o poder destrutivo da ganância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se preocupe! Os comentários aparecerão em breve.